Mercúrio Cazimi em Áries

Leia aqui sobre o novo ciclo solar de Mercúrio, que começa dia 11 de abril de 2024.

Hoje, dia 11 de abril de 2024, às 20h02 min, Mercúrio Retrógrado entra em conjunção exata com o Sol no signo de Áries, abrindo um novo ciclo sinódico de Mercúrio. É um momento de renovação importante para os temas de Mercúrio no nosso mapa natal, com tonalidades do signo de Áries e conversando diretamente com as casas do nosso mapa astral em que estão os signos de Gêmeos e Virgem.

Mercúrio representa a nossa mente, comunicação, pensamento, racionalidade, circulação, comércio, trocas, escrita e linguagem. Por consequência, não seria um absurdo pensar que Mercúrio rege temas como internet e redes sociais. Mercúrio no nosso mapa fala sobre como a gente se comunica e como isso funciona de maneira prática: se somos mais racionais, se somos mais criativos, se somos tão criativos que muitas vezes pode transparecer que a nossa visão das coisas é de “outro mundo”. Quando Sol e qualquer planeta se encontram exatamente no mesmo grau dizemos que ele está Cazimi, e esse momento sempre acontece em períodos de retrogradação para Mercúrio.

No mapa do momento Cazimi, Mercúrio e Sol se encontram no grau 22 de Áries, a última face do signo, face essa regida pelo planeta Vênus. Essa parte do signo de Áries é mais conectada com o social e as artes. O autor Austin Coppock afirma que é a face do signo que sabe superar a hostilidade com a arte, seja ela a dança, a comédia, a capacidade de direcionar o foco da autoridade de Áries para algo que busca mais unidade e harmonia. Ele chama essa face de “a Rosa em Chamas” (COPPOCK, 2014, p. 64). É possível entender essa parte do signo como um certo alívio, especialmente se comparado com a astrologia dos últimos dias, onde testemunhamos um Eclipse Solar no grau 19 de Áries e ainda a conjunção exata entre Saturno e Marte no signo de Peixes.
De imediato as coisas podem não apresentar muitas mudanças. O momento Cazimi de um planeta acontece quando ele não é visível no céu, implicando que a renovação mercurial acontece no inconsciente, no subsolo, em algum lugar que é percebido de maneira instintiva mas não vista com os olhos da razão.

Pelos termos egípicios o grau 22 do signo de Áries fica sob a regência de Marte, regente natural do signo. A força desse planeta é pronunciada aqui. A tonalidade do renascimento de Mercúrio terá características piscianas, que é o signo no qual Marte se encontra agora, no termo e face de Júpiter dentro de Peixes (15° Peixes). Em partes Marte em Peixes auxilia a característica mais lúdica, artística e social para Mercúrio. Vênus, regente de exaltação de Peixes, está no signo de Áries na face de Marte, trocando energia direta com Marte em Peixes. A parte negativa dessas combinações, é que Peixes também é o signo de exílio e queda de Mercúrio, deixando o planeta da razão bem debilitado em meio a criatividade e o coletivo tão profundo que perde as vistas do Eu.

Traduzindo o astrologuês pesado: esses dados são importantes para entender esse momento de renascimento do planeta. Mercúrio não voltará apenas como um Mercúrio em Áries básico, com características rápidas, independentes, aguerridas, fortes e com a mentalidade de conquista, de chegar em um objetivo, às vezes custe o que custar. Ele terá ação e atividade sim, mas na hora de lidar com os conflitos e embates suas respostas serão mais criativas do que de um Áries habitual. Na hora dos conflitos mais acalorados e de paciência bem curta, Mercúrio nessa nova fase pode nos dar ferramentas para dobrar os nossos adversários com falas criativas. Evitar a explosão com arte. Porém, a arte pode ser bem refinada, criativa, lúdica, o que faz com que as pessoas com uma mentalidade mais terrena e centrada em fatos possam não entender de imediato a mensagem. Esse novo ciclo pode fazer muita gente perder o tempo da piada e da ironia, e fica difícil saber quais serão as reações dos descompassos da fala.

As casas em que vocês tem os signos de Gêmeos e Virgem serão as partes da sua vida que passam por essa renovação, sendo mais benéfica para a casa de Gêmeos do que para de Virgem. A Lua estará no grau 5 de Gêmeos no momento Cazimi, salientando as conexões rápidas, a troca entre as pessoas e a curiosidade inata do ser humano. Curiosidade ingênua, quase infantil, pode nos trazer muitas informações, a maioria delas sendo esquecida no momento em que encontramos algo novo. Manter o foco nesse novo ciclo pode ser um problema, não tanto para a pesquisa e busca de informação, mas para o aprofundamento e trabalhos mentais que só podem ser feitos com disciplina. A casa de Gêmeos pode ser uma área da sua vida em que é complicada manter a disciplina por muito tempo, e com a Lua nesse signo o nosso emocional também fica à mercê várias alterações no curso de um breve período de tempo. Para comunicar sobre as emoções esse posicionamento é excelente. Mas Lua em Gêmeos só consegue comunicar a emoção depois que ela não é mais algo latente e sensível para nós. Enquanto estamos num pico emocional pode reinar o caos e a confusão mental, com você imaginando vários cenários diferentes na cabeça e produzindo conversar fictícias com pessoas reais.  A cabeça fica a mil, mas o corpo não se mexe. O reino interno de Lua em Gêmeos é potente e muito comunicativo. A questão complicada é ter disciplina para o trabalho e discernimento. Outro problema é aceitar a inconstância emocional. Uma rotina muito fixa, fechada e autoritária não cai bem para esse posicionamento. Durante esse novo ciclo de Mercúrio um dos desafios é a gente se permitir mudar a rotina onde dá, e manter a mudança sempre aberta e inconstante, mas sem chegar ao cúmulo de botar toda a rotina fora e tendo consciência de que os trabalhos precisam ser finalizados.

Para a sua casa em que fica o signo de Virgem esse novo ciclo pode ser mais complicado. Nessa parte da sua vida a criatividade em excesso e as conexões mais rápidas não proporcionam as relações de qualidade que você precisa. Onde Gêmeos busca informação de maneira desenfreada, Virgem senta no banco e trabalha com uma ideia até onde essa ideia pode render. Por isso, é o signo do discernimento e da discriminação, no sentido de saber diferenciar muito bem uma coisa da outra (e não algo relacionado a preconceito). Para Virgem, não poder terminar um ciclo de pensamento e pesquisa para tornar isso algo concreto e útil é um sofrimento, a ponto de fazer essa partem nossa virginiana perder o interesse completo no assunto. A busca incessante de novos paradigmas, problemas, informações torna a interação algo raso, e a superficialidade é algo abominável para Virgem. Felizes serão as pessoas que sabem lidar com as mudanças de Mercúrio entre esses dois signos que apesar de mutáveis são elementais opostos: Virgem é a Terra, Gêmeos é o Ar.

É importante lembrar que o signo mais forte de Mercúrio é Virgem. O aproveitamento da informação e a construção da qualidade são características mercuriais fortes, e o planeta gosta. Felizes serão as pessoas que sabem lidar com as diferenças, falei algo parecido com isso não é? Nem todas as comunicações e informações desse novo ciclo serão passíveis de se tornarem algo com qualidade. Nem todas as relações poderão ser aprofundadas. Mas saber aproveitar algo que é caro para nós, algo que para nós é sinônimo de arte, de sabedoria e expressão da autoridade segura não violenta, pode ser o grande trunfo desse ciclo que tem a chance de ser belo para nós. Para saber lidar com a diferença primeiro precisamos identificar ela. Os intolerantes não suportam aquilo que é diferente deles, como se eles fossem a norma, a regra ou a lei. No entanto, não são apenas os intolerantes que tem dificuldades de enxergar a diferença. No mundo da informação desenfreada é possível perder o sendo do que queremos porque tudo fala, fala muito, e fala muito alto. A criatividade comunicativa pode brotar no silêncio. Diferenciar o que é bom e belo para você, mesmo que isso seja diferente da falante massa social, e encarar o desafio de construir esse belo para você, será a parte mais difícil de alcançar nesse ciclo.

agende sua consulta comigo

Picture of Raquel Fonseca

Raquel Fonseca

Astróloga e taróloga.