O mês de abril vem com um espaço maior de respiro, mas ainda assim tem as suas dificuldades. Diferente de Março, que era pautado mais pelo ineditismo de eventos, a força inesperada de algumas ações, a comunicação e os desejos desencontrados, Abril vem aí para passar um filme que já vimos antes. Os principais eventos do mês estão relacionados a eventos passados, então além de ser um espaço de respiro dos eventos recentes, é também o momento para relembrar e rediscutir eventos desde setembro do ano passado.
Existe uma dança cósmica acontecendo entre Vênus, Saturno, Marte e Urano, e é uma dança que se repete. Estamos vivendo a saga de Marte em Câncer desde setembro de 2024, e por Câncer ser um signo de água, ele tem feito aspectos harmônicos com Saturno em Peixes e Urano em Touro. Marte esse mês finalmente deixa o signo de Câncer no dia 18 de abril de 2025, mas antes ele faz seus últimos aspectos com esses dois gigantes (Saturno e Urano). Marte em aspecto representa um jato de energia, impulso para ação. No signo de Câncer, essa ação é direcionada para segurança emocional, conforto e família. Todos esses termos devem ser pensados dentro de uma perspectiva mais larga: a segurança emocional pode ser o que estamos acostumados apenas, e nem sempre o que estamos acostumados é seguro de fato; conforto pode ser entendido como nutrição, afeto, carinho, dentro do que individualmente entendemos por isso; e família não está representado apenas pela tradição: família é o que consideramos pelo termo.
Marte faz seu último aspecto com Urano e depois com Saturno, no dia 04 de abril de 2025. Esses aspectos aconteceram duas vezes antes, nos meses de setembro/outubro de 2024, depois em fevereiro de 2025, e agora por último nesse mês. As casas dos signos de Câncer e Peixes estarão bem ativas no seu mapa agora, com a ideia de que o que aparece agora não é 100% novidade: esses temas tem se desenvolvido desde setembro do ano passado.
Vênus é outro planeta que faz aspectos com Saturno e Urano, e com Saturno é um aspecto forte e complicado porque é uma conjunção. Enquanto Marte rege a ação, Vênus rege os nossos desejos, o direcionamento da vontade, querer ser desejada. Vênus ainda retrógrada em Peixes fazendo conjunção com Saturno dia 07/04 pode trazer temas sobre restrição da vontade, problemas de relacionamentos, problemas financeiros, a noção de que para obter o que se deseja é preciso sacrifício, ou algum impedimento para alcançar o objetivo. Lembrem-se de que esse é o segundo aspecto entre os dois, haverá outro logo depois, no dia 20/04, com Vênus em movimento direto.
Apesar dos encontros entre Vênus e Saturno serem incômodos, a saída é compreender melhor o aspecto do tempo. Quando o desejo bate, é comum que a nossa iniciativa queira obter o que é desejado o mais rápido possível. Existe ânsia, e com Vênus em Peixes a ânsia por algo é grande. O problema é quando Vênus em Peixes compreende o obstáculo natural do tempo para o desenvolvimento de algo como bloqueio, ou pior, como um sinal de que o que é desejado “não é para acontecer”. O desejo não quer saber de dificuldade, e Saturno é a representação física de alguma dificuldade. No segundo encontro entre esses dois planetas, com Vênus direta, as coisas podem ser mais otimistas do que antes, contanto que exista a possibilidade concreta de que com o tempo as coisas podem ser trabalhadas de maneira satisfatória.
A dança entre esses planetas é uma das marcas do mês. Ainda tem Urano na parada, que traz o tema do rompante, do que escapa do nosso controle, do imprevisível. Abril será lento e rápido ao mesmo tempo. Mesmo os aspectos com Urano sendo benéficos, eles acabam mexendo em alguma estrutura, que em Touro representa uma estrutura que nutre, cuida e é[ra] considerada segura. Na prática, o mês traz temas antigos com a gente compreendendo melhor o que aconteceu, ou informações que antes não tínhamos que coloca esses temas sob nova perspectiva. Com Saturno e Urano também em aspecto ao longo de praticamente todo o mês, saibam que as mudanças são fortes porém não tão inesperadas assim. Abril é o mês que a intensidade começa a sentar, dando mais espaço para a compreensão e entendimento. Porém, fiquem cientes que dentre os entendimentos estarão algumas despedidas, já que todos esses planetas juntos podem estar muito bem nos mostrando o que não pode continuar como está.
Se você tem pensado muito sobre projetos criativos e como fazer com que esse espaço seja mais presente na prática da sua vida, saiba que o mês são sobre as dificuldades da criação. Dedicação, seriedade, tempo e paciência serão necessários. Os projetos que seguem a rota da dedicação mais trabalhosa serão os mais bem sucedidos, mesmo que ainda apenas no futuro. O desejo será testado, e a criatividade será vivida através da dificuldade. Conceber uma ideia pode ser gostoso, mas o parto sempre é mais trabalhoso. Ainda assim, passar pelo parto vale a pena.