Lua Cheia em Virgem

Leia aqui sobre a Lua Cheia no signo de Virgem, que acontece no dia 24 de fevereiro de 2024.

A Lunação de Aquário nos traz uma Lua Cheia em Virgem complicada, com posicionamentos complicados, que estão nos exigindo reconhecimento das necessidades mais materiais e práticas da nossa vida, em meio a uma confusão emocional difícil de lidar.

Dentre os maiores desafios dessa Lua Cheia estão a aproximação de Sol e Mercúrio com Saturno no signo de Peixes. Mercúrio em Peixes é um posicionamento especialmente debilitante, onde a potencia comunicativa de Mercúrio fica perdida em meio ao mundo lúdico e dispersivo de Peixes. A presença de Saturno nesse meio pode diminuir a necessidade de Mercúrio em Peixes em idealizar as coisas, a ponto de desistir da vida concreta para viver no mundo da fantasia. Como já estamos completando um ano de Saturno em Peixes, coletivamente estamos enfrentando a necessidade de colocar estruturas nos nossos sonhos, e perceber que as nossas relações coletivas precisam de organização e disciplina para viver algumas questões. Sonhar sem viver pode ser apenas dormir, e esse último ano tem sido um período de duro despertar para muita gente.

Essa configuração pode trazer para o momento muita melancolia, lamentações, tristezas e dores pela vida e as nossas relações não estarem nos entregando a potencia idealizada que sonhamos. O momento mostra que por mais que a gente imagine que algumas relações possam ser resolvidas, a vida concreta indica que falta trabalho, falta disciplina, em pessoas que tem excesso de reclamação e vontade de culpar os outros. O culminar de sentimentos da Lua Cheia em Virgem, cujo regente é Mercúrio em Peixes, coloca o nosso senso crítico e discernimento nesse mundo mais triste que se tornou os sonhos piscianos. Para aqueles que tem mais dificuldade de auto análise, esse momento pode ser representado por pesadelos, medos, angústias, dificuldade de comunicação, cobranças e sentimento de perseguição. Para quem já está em profundo processo de mudança, é possível usar a imaginação de forma construtiva inclusive para pensar nos piores cenários que podem aparecer. Imaginar, mas se desconectar dessa imagem sempre que possível, para se lembrar que o imaginado não é concreto ainda, e que a gente sempre acorda do pesadelo.

De imediato as coisas podem não apresentar muitas mudanças. O momento Cazimi de um planeta acontece quando ele não é visível no céu, implicando que a renovação mercurial acontece no inconsciente, no subsolo, em algum lugar que é percebido de maneira instintiva mas não vista com os olhos da razão.

A segunda configuração desafiadora, mas que pode ser o arco-íris no final da tempestade, é a quadratura que Vênus em Aquário faz com Júpiter em Touro. Júpiter é regente tradicional de Peixes, e Vênus é regente de exaltação de Peixes, ambos os planetas tendo agora muitas coisas a dizer sobre esse signo. Uma quadratura entre os planetas benéficos sempre podem trazer coisas positivas nos meio dos desafios, e Vênus traz a racionalidade, frieza e cálculo para um Júpiter que está num momento de reconstrução de sua materialidade no signo de Touro. A criatividade e imaginação de Peixes são excelentes, especialmente quando trabalhadas com o tempo e um pouco de razão. Anotar ideias e sonhos e efetivamente trabalhar com os símbolos que se apresentam para nós, com pesquisa, com leitura, com conversas com as outras pessoas, trocas de opiniões sem agressões, essas práticas podem fazer com que a gente aproveite melhor essa Lua Cheia. Júpiter e Vênus tem a capacidade de trazer prosperidade, mesmo no caos.

A prosperidade do Capital tem suas exigências específicas: ela precisa ser imediata e regida pela lógica do arquétipo do herói. Para aqueles que vivem esse mito solar, o momento pode ser de dor e decepção, pois há muitas restrições, problemas de comunicação e sérios ataques ao nosso Ego no céu do momento. A vivência do momento é de derrota, e a sociedade do capital não suporta fracassos. Para aqueles que vivem o mito solar, o momento pode ser pesado, então tenha consciência de que você precisa ser gentil com você mesmo, já que o capitalismo definitivamente não é uma boa companheira.

Para aqueles que visualizam outras formas de prosperidade que não sejam regradas exclusivamente pela lógica da “chegada”, da conquista, da vitória, aqueles que estão focados na experiência de viver os arquétipos de margem e sombra, a derrota do momento pode ser racionalmente entender o que já há muito tempo estava anunciado. “Caiu a ficha” sobre relações que já demonstravam suas dificuldades. Agora, essa derrota pode nem ser amarga, pois ela vem como confirmação e não uma surpresa. A derrota acontecem, e é o momento de continuar a caminhada, deixando a derrota para trás. Colocar o pé no chão, não deixar de sonhar, mas não se deixar levar pela ilusão, são os pontos mais construtivos dessa Lua Cheia. O Ego precisa saber que nem sempre está certo, e tudo bem. Para as pessoas meio lobo solitário, chegou o momento de ir buscar uma nova alcateia. 

agende sua consulta comigo

Foto de Raquel Fonseca

Raquel Fonseca

Astróloga e taróloga.