Lua Nova em Peixes

Leia aqui sobre a Lua Nova do signo de Peixes, que acontece no dia 10 de março de 2024.

Essa semana escrevi em uma das minhas postagens para as redes sociais que a energia astrológica do momento mostrava que “o mar está para peixe, e o mar está para briga”. Grande parte das energias que inspiraram essa frase ainda estão muito fortes durante a Lua Nova em Peixes, que acontece no dia 10 de março de 2024. Abrindo aí um tempo de pelo menos duas semanas de energias mais intensas, cujos desdobramentos mais lentos poderemos conferir na Lua Cheia em Peixes que acontecerá daqui 6 meses, a última lunação do ano astrológico acontece no grau 20 de Peixes, o último decanato, um local do signo que demonstra nossas esperanças e as nossas ruínas.

Austin Coppock, no seu livro “36 faces”, afirma que o último decanato de Peixes, os dez últimos graus do zodíaco, são marcados por histórias de mártires e a busca incessante pelo verdadeiro e mais pleno amor. Representado pelo Dez de Copas do Tarot de Smith-Waite, existe a busca pelo amor perfeito e o júbilo de ter encontrado a sua metade. A face do outro que nos completa, esse encontro só pode ser realizado por alguém com coragem e esperanças o suficiente para jamais parar de tentar alcançar aquilo que ama.

No entanto, a caixa de Pandora soltou todas as desgraças no mundo, e a esperança brilha sempre mais forte na escuridão. Coppock menciona outros textos antigos que se referem a esse mesmo espaço do signo como sendo o local da ruína e do total fracasso individual. Quando a gente se joga de cabeça no sonho ou no amor, não medindo as consequências e com pouco discernimento, acreditando que a conquista do final feliz pode superar qualquer coisa, esse decanato também representa os grandes fracassos que podem acontecer nessa busca. Alguns encontram o amor, outros infelizmente não. No afã de cumprir um sonho, se jogar de cabeça sem ver sinais aparentes dos problemas nos faz viver o amargo fracasso de ter se doado tanto para algo que não valia a pena.

De imediato as coisas podem não apresentar muitas mudanças. O momento Cazimi de um planeta acontece quando ele não é visível no céu, implicando que a renovação mercurial acontece no inconsciente, no subsolo, em algum lugar que é percebido de maneira instintiva mas não vista com os olhos da razão.

A Lua Nova em Peixes tem esses elementos, o pedido do sonhar. Mas atenção para você não se tornar um mártir de causas fantasiosas, ou até mentirosas. O regente de Peixes é Júpiter, que alguns dias atrás passou pela intensa quadratura com Marte. Júpiter que está agora em Touro já coloca a questão da terra para dentro desse sonhar. Pé no chão, construindo as coisas na prática, a coisa pequena do dia a dia mostra mais do que qualquer jura de amor cantada. O regente de exaltação de Peixes é Vênus, que também rege o signo de Touro. Apesar de Vênus não ter um grande papel por signo nessa Lua Nova, porque ela está no grau 28 de Aquário no momento da Lua Nova, ainda assim Vênus desponta como um dos principais pontos a serem vistos no momento.Vênus está em Aquário, tem grande atividade mental e nos coloca a analisar e pensar as coisas, especialmente nos nossos ideais e como podemos construir os nossos sonhos de fato.

Além disso, Marte também em Aquário está em quadratura ainda muito fechada com Urano em Touro, guardando um spoiler muito importante para nós de algo que só vai acontecer lá em Abril de 2024: a conjunção de Júpiter e Urano no grau 21 de Touro. Na parte negativa desse aspecto há muita ansiedade e impulso para a mudança, por vezes descabida e impulsionada pela pressa e velocidade, e não pela consideração ponderada sobre a mudança. Uma vibe de “isso tem que acontecer agora, se não nunca mais”, esse trânsito pode nos trazer acidentes, imprevistos, ansiedade, bate-boca, brigas e muito cansaço. Para canalizar esse acúmulo de energia da melhor maneira atividades físicas são bem vindas, já que Marte rege a nossa energia vital, que agora está em excesso procurando uma válvula de escape. Péssimo momento para as pessoas que tem muitos esqueletos no armário ou muita poeira socada embaixo do tapete. Porém, trabalhando de maneira mais positiva esse momento pode trazer velocidade de pensamento, leitura e construção criativa, abrindo muitas portas que podem ser terminadas ou evoluídas com o tempo. Dosando uma necessidade absurda com relação à velocidade, muitas ideias podem surgir agora e serem guardadas para serem trabalhadas depois, com calma.

O spoiler que Marte com Urano está nos dando é que quando lidamos com um acúmulo de energia intensa nós temos que entender que isso sai por algum lugar. Sentimentos e emoções fortes não podem ser contidas com as nossas mãos, nem com o nosso corpo. Mesmo que a gente tenha sido socializado de uma forma a acreditar que controlamos nossas emoções, às vezes nos colocamos como refém delas. Ao invés de negar algo que é humano e que acontece, esse momento pode servir de aprendizado do que fazer quando a água passa da nossa bunda e começa a bater em nosso nariz. Quanto mais a gente espernear, mais energia a gente perde e maior é a possibilidade de afundar. A tranquilidade muitas vezes é encontrada quando a gente escuta as nossas vozes internas ao invés de ficar pautando os nossos passos com as demandas de fora, seja da sociedade, seja dos amigos, familiares ou de qualquer agente externo. Sabendo disso, construa o seu espaço seguro para chorar, espernear, gritar. Permita-se sentir. Vai correr, puxar um ferro, vai na aula de muay-thai, dance na sala. Extravase essa energia. Durma quando o corpo cansar. Quando você estiver com a energia um pouco mais baixa é possível perceber que as suas ideias podem caminhar para lados mais construtivos e seguros.

Nesse momento de grandes sonhos, não se esqueça que mesmo tendo a cabeça nas nuvens os nossos pés ainda andam no chão. Sonhe, e sonhe grande, mas não acredite em qualquer coisa. Escute a voz do anjinho no seu ombro, mas também deixe o diabinho, o ogrinho, a rainha má e a sua tia fofoqueira interna darem as suas opiniões. O mar está para peixe sim, e muita coisa boa pode ser feita nesse momento. Mas não se esqueça que quem vive o seu sonho é você. Não espere que qualquer pessoa te dê algo que você só pode encontrar aí dentro. E para os guerreiros que leram até aqui, lembram que lá em cima eu comentei que os desdobramentos mais lentos dessa lua nova serão sentidos daqui seis meses? É, mais um spoiler: dia 17 de setembro de 2024 é o dia da Lua Cheia em Peixes, e também dia de Eclipse Parcial Lunar, que acontece no grau 25 de Peixes. Iremos revisitar esse momento em setembro, com certeza. Sonha com o pé no chão.

agende sua consulta comigo

Foto de Raquel Fonseca

Raquel Fonseca

Astróloga e taróloga.