Vamos por partes: um ciclo sinódico é uma volta que um planeta dá em torno do Sol. Logo, os ciclos planetários tem essa relação íntima com o Sol, as etapas do ciclo se dão em diferentes momentos da relação do planeta com o Sol.
O Sol na Astrologia tem o sentido de ser um dos doadores de Vida, energia, calor e Luz. Está conectado em termos individuais com o nosso Ego, num sentido de “vir a Ser”. O Sol no nosso mapa astral representa um arquétipo que estamos desenvolvendo, enquanto a nossa Lua natal é o ponto que nos mostra o que somos de fato, desde o início da vida. Enfim, é importante ter isso como pano de fundo no entendimento de um ciclo planetário. As etapas serão melhor compreendidas quando sabemos que é sobre a relação desse planeta com o Sol, aquele grande doador de vida e energia.
Mercúrio e Vênus são os dois planetas mais marcados pelo Sol durante seu ciclo, então temos situações bem demarcadas para cada uma das fases. Mercúrio terminou sua retrogradação dia 07/04/2025, o que abre o tempo de sombra pós retrogradação. Essa sombra tem temas especiais em função do caos que foi o início de 2025: Mercúrio vai passar por todo o trajeto que Vênus fez em sua retrogradação, e ainda vai passar pelo ponto do Eclipse Solar do dia 29/03. Então além de revisitar os seus próprios temas de retrogradação, Mercúrio ainda vai trazer uma melhor percepção racional do que aconteceu na retrogradação de Vênus e no Eclipse em Áries. Temos muito chão pra cobrir, mas depois da retrogradação, Mercúrio começa a correr.
O movimento de retrogradação é sempre um movimento aparente a partir de um observador da Terra. Significa que, a partir de uma pessoa que olha para o céu e observa os planeta, é identificado que em determinados momentos os planetas parecem perder velocidade, param, voltam para trás, param novamente, para voltar a andar para frente de novo. Pode ser que os astros estejam nos mostrando que é natural voltar atrás e rever algumas coisas nesse jogo de aparências. Dito isso, quando um planeta volta a movimento direto ele volta a ficar parado, o que é uma debilidade importante na astrologia. Planeta parado indica que o tema que ele descreve também tá meio parado. Mercúrio, por representar a nossa mente, pode indicar um hiper foco em alguma coisa, ou uma dificuldade literal na comunicação: as palavras faltam ou não saem. Isso acontece no dia 07 e dias seguintes, mas com rápida melhora.
Mercúrio em Peixes é um posicionamento debilitado, porém no momento não está tão debilitado assim. Mercúrio está recebendo apoio de Júpiter, que está na sua casa diurna (o signo de Gêmeos) e de Vênus, que também está em Peixes e é regente de exaltação do signo. Existem dificuldades sim, afinal, Saturno está em Peixes também, basicamente em conjunção com Vênus no momento que Mercúrio fica direto. Mas existe a possibilidade de canalizar a via criativa de Peixes para a comunicação. A saída é compreender que a nossa capacidade criativa precisa de um veículo tradicional e disciplinado. Saturno exige esforço e doação, em Peixes e em conjunção com Vênus pode estar trazendo o recado duro de que é legal desejar algo, mas o sonho não vai cair do céu direto nas nossas mãos. Ou melhor, não deveria, porque o momento não é indicado para encurtamento de caminhos e saídas fáceis. Colocando disciplina na criatividade, Saturno nos ensina a diferenciar, a escolher, e entender que a nossa ideia pode sim ganhar forma, mesmo quando outras pessoas afirmam que estamos “na contramão do momento”.
Mercúrio termina a sua sombra de retrogradação no dia 26 de abril de 2025, e uns dias antes, em 21/04, ele chega na sua distância máxima com relação ao Sol. Nesse momento, o planeta retoma sua alta velocidade. O afastamento do Sol pode ser entendido como uma capacidade de pensamento mais saudável, livre, de compreensão entre a doação de Vida do Sol e a Racionalidade de Mercúrio. O Sol começa a conceder o dom da forma para as ideias de Mercúrio. É desse dia em diante que a prática das novas ideias obtidas a partir do que entendemos que aconteceu do início do ano até aqui podem começar a ser feitas com mais segurança de frutos melhores. Não significa que até lá não é indicado inícios, que você tem que esperar porque ali é o momento ideal de algo. Acredito que no momento que Mercúrio fica direto as coisas ficam mais fluídas. Mas é a partir do afastamento máximo de Mercúrio com o Sol que as coisas REALMENTE ficam claras, e dali em diante as nossas decisões podem ser mais seguras em termos internos. A gente vai saber melhor o que fazer, e onde estamos pisando.
Até aqui, a astrologia de 2025 nos deu um novelo com vários fios de lãs de cores diferentes misturados. Estamos ainda com dificuldade de conseguir puxar cada cor, para ver se a gente consegue desfazer esse novelo e separar cada coisa em seu lugar. Mercúrio é um dos primeiros fios que a gente puxa de maneira mais segura, mas ainda temos outros. Vênus ainda está retrógrada, e Marte tem que trocar de signo. O desejo ainda tá meio falhado, e a nossa iniciativa está apitando para uma necessidade de segurança absurda. Mas, pelo menos, a cabeça parece que está voltando para o lugar.