Plutão em Aquário parte 01

Vem começar a entender o que significa a Era de Plutão em Aquário

Em 20 de janeiro de 2024, Plutão ingressou no signo de Aquário, ficará nesse signo até setembro/2024, retornando em definitivo em novembro/2024 para permanecer nesse signo por 20 anos. Aquário é um signo fixo de Ar, ligado à comunidade, ideologias, circulação de ideias, tecnologias e inovação. Esse momento astrológico marca o início de uma nova era relacionada a outros trânsitos astrológicos recentes e que mudará o paradigma social mundial que conhecemos para um grande período marcado pelo elemento do Ar. Nesse texto, vou resgatar os trânsitos astrológicos recentes para ajudá-los a entender melhor o que Plutão em Aquário pode trazer.

A Grande Conjunção em Aquário

O grau 0 de Aquário estará bem ativo agora durante o mês de fevereiro de 2024. Plutão, um planeta que se mexe bem devagar, permanece no grau 0 de Aquário, enquanto Mercúrio, Marte e Vênus passam em conjunção por ele durante o mês. A casa no seu mapa em que fica o signo de Aquário pode te dar pistas sobre qual área da sua vida vai receber mais mudanças. Em dezembro de 2020 o grau 0 de Aquário também foi bastante ativado pela Grande Conjunção, o encontro astrológico entre Saturno e Júpiter, que acontece uma vez a cada 20 anos, mas também aponta grandes transformações no cenário mundial.
A Grande Conjunção sempre diz respeito aos encontros por conjunção dos dois planetas tradicionais mais lentos: Saturno e Júpiter. A Astrologia Mundana, que estuda os eventos históricos, políticos e mundiais na astrologia, percebe desde a antiguidade que as conjunções entre Saturno e Júpiter trazem grandes mudanças sociais, sendo vistas como “marcadores do tempo histórico”. Saturno e Júpiter se encontram em mesmo grau uma vez a cada 20 anos, mas também representam ciclos mais longos: Saturno e Júpiter se encontram em signos de mesmo elemento (Fogo – Terra – Ar -Água) por 200 anos, o que totaliza passando por todos os elementos um grande período de quase mil anos.
Em 21 de dezembro de 2020, Saturno e Júpiter se encontram em Aquário, marcando a mudança de elemento: o encontro que estava acontecendo em signos de Terra agora passa acontecer em signos de Ar. Em 1981, nós tivemos uma prévia do que podemos ver a partir de agora, porque Saturno e Júpiter se encontraram em Libra. Nesse ano aconteceram dois atentados políticos importantes: um contra o então presidente dos EUA Ronald Reagan, e outro contra o então papa João Paulo II; em julho aconteceu o Casamento Real da Coroa Britânica entre Charles e Diana; em agosto aconteceram os lançamentos da MTV nos EUA e do canal SBT no Brasil; Beyoncé nasce em setembro e Britney Spears em dezembro; Egito e Argentina passam por convulsões sociais com trocas presidenciais. No Egito o assassinato de Anwar Sadat marca a ascensão de Hosni Mubarak. Na Argentina, o poder saiu das mãos de Videla e passou para Roberto Eduardo Viola no início do ano, porém Viola se manteve no poder apenas até dezembro. Quem assumiu depois foi Leopoldo Galtieri, todos militares da ditadura militar argentina. Vale lembrar que 1982 seria mais um ano de crise argentina com a invasão das Malvinas.
Dezembro de 2020 foi um mês bem agitado em termos astrológicos, porque no dia 14 de dezembro de 2020 passamos por um eclipse solar total no signo de Sagitário. É importante lembrar desse mês na sua vida pessoal e os desdobramentos que aconteceram nos meses seguintes. Estávamos passando pela pandemia da COVID-19 que escancarou falhas, problemas, negligências dos órgãos públicos com relação ao enfrentamento da pandemia. Existe uma característica específica desse momento que está relacionada ao elemento do AR: as questões ideológicas, organização comunitária e social, mas, em nível mais íntimo, a nossa capacidade de circulação física, as limitações que passamos, a noção de fronteiras, limites e o que era preciso fazer em termos coletivos para que uma comunidade pudesse sobreviver uma catástrofe sanitária mundial.
Os trânsitos astrológicos que ativam graus importantes de momentos históricos raramente trazem os mesmos temas da mesma maneira em que se apresentaram da primeira vez. Os desdobramentos de 2020 serão novos capítulos ou continuidades de coisas que vimos se iniciar em dezembro de 2020. O que mudou na sua vida de 2020 até aqui? Como passamos por momentos coletivos terríveis, pode ser que muitas coisas ruins tenham acontecido. Entretanto, não é uma repetição exata. Plutão tem uma característica de lidar com o inconsciente, trazendo à tona coisas que estavam enterradas, como Hermes Psicopompe agindo como emissário do submundo. Informações, dados, falas e interações podem ser colocadas à luz da consciência coletiva, fazendo com que a gente compreenda melhor o nosso passado recente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *